Em Notícia

A Prosa Filmes é uma produtora sediada em Canoas, que tem à frente de suas produções o cineasta Alexandre Derlam e a produtora canoense Monique Leotte Mendes, ambos membros do Colegiado do Cinema e Audiovisual de Canoas. A produtora lançou em março deste ano dois documentários que abordam temáticas importantes como a questão ambiental e patrimônio cultural.
No início de março foi lançado o média-metragem “Memórias e História – 150 Anos da Antiga Matriz de São Miguel”, e na sequência, o curta-metragem “Rios dos Sul – Bacia Taquari/Antas”. Mas o que as produções têm em comum? O olhar sensível e humano tão característicos dos realizadores da Prosa em seus projetos. O trabalho intenso de pesquisa, desenvolvimento de roteiro e fruição narrativa para contar histórias. Aliás, a produtora possui sólidas experiências, realizações e relações com o mercado audiovisual fora da capital gaúcha. Com destaque para sua atuação na direção e produção de palco nos Festivais de Cinema de Gramado e Lajeado.


Memórias e História – 150 Anos da Antiga Matriz de São Miguel
O documentário de média-metragem “Memórias e História – 150 Anos da Antiga Matriz de São Miguel” é um de idealização da Associação de Amigos do patrimônio Cultural de dois Irmãos, em parceria com Luana Khodja da Imago Produtora.
Ele retrata os 150 anos da Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos, hoje Espaço Cultural Antiga Matriz. O filme apresenta os diferentes períodos do antigo templo religioso até a sua nova utilização como equipamento cultural. Tudo embalado por apresentações musicais, diversos registros de imagens do templo religioso realizados em um grande esforço de produção.

“Rios do Sul – Bacia Taquari/Antas”
Já o documentário de curta-metragem  “Rios do Sul – Bacia Taquari/Antas” traz um outro olhar sobre a história e importância dos rios para todos.  É uma idealização do entusiasta cultural Lauro Bergesch de Lajeado. O espectador encontra uma narrativa híbrida que mistura depoimentos reais, dramatização que fica por conta dos atores mirins canoenses: Sarah Mauer Mendes e Miguel Mendes Majolo, imagens de arquivo, fotos e uma trilha sonora vibrante com duas canções originais de artistas do Vale do Taquari. O filme foi lançado no Dia do Cinema Gaúcho e já passou De mil e quinhetas visualizações no youtube, Link do filme: https://youtu.be/wbUc7SCQ7T8.
Vale a pena conferir!

Fonte: Jornal Timoneiro/ Canoas